quarta-feira, 29 de junho de 2016

Escola Livre do Grupontapé de Teatro realizará “Um banquete para todos”

É abrindo as portas com espetáculos gratuitos que a Escola Livre do Grupontapé de Teatro encerrará as atividades do primeiro semestre deste ano. Entre os dias 05 e 13 de julho, a instituição compartilhará com a comunidade o desempenho e o resultado dos exercícios cênicos produzidos pelos alunos, no palco da Escola localizada na Rua Tupaciguara, nº 471, no bairro Aparecida, em Uberlândia.
            “Essa é uma prática tradicional da Escola Livre, que há 15 anos, mantém viva a chama do fazer teatral e abre para o público, semestralmente, o resultado do processo de aprendizado e desenvolvimento dos alunos que por aqui passam”, informa a coordenadora da Escola, Katia Lourenço.
            Ao todo serão seis turmas e aproximadamente 80 alunos que estarão no palco da Escola Livre durante a programação de mais essa edição de “Um banquete para todos”.
            As apresentações serão feitas a partir de eixos temáticos. Segundo Katia Lourenço, há alguns anos a Escola fez a opção por trabalhar com essa didática, o que vem dando muito certo. “Essa é uma forma de os próprios alunos perceberem que um mesmo assunto tem vários pontos de vista e que podem gerar resultados estéticos bem diferentes”, explica.
            Nessa edição, os exercícios cênicos que serão apresentados foram desenvolvidos a partir de dois eixos principais: no primeiro, instigados pelo tema “Origem”, as turmas de módulo I usaram da criatividade para apresentar seus resultados. Origem de quê? Do movimento, da vida, das histórias, das brincadeiras, do YouTube e de várias outras cosias. Dessa investigação surgiram os exercícios: “De onde eu vim?”, “De onde isso veio?” e “Origem... de quê?”. No segundo, os alunos de módulo II, em seu exercício de aprendizado e autonomia escolheram os temas de suas apresentações. O que incomoda? O que queremos dizer? O que nossa vontade pede? O que queremos fazer? “Preconceito, traição, identidade de gêneros, pinceladas de trama melodramática poderão ser apreciados nos exercícios: ‘Menino ou menina’, ‘Vai uma dose?” e “Xeque-mate”, adianta a professora e coordenadora pedagógica da Escola, Juliana Nazar.
            Para Katia Lourenço, a realização desse evento vem confirmar o desafio da Escola Livre manter viva a chama do teatro na cidade.  “Nesse ano, incluímos um bate-papo ao final das apresentações, queremos ouvir do público suas impressões sobre os nossos resultados, isso nos aproxima do público.” Juliana Nazar acrescenta: “A dificuldade em se fazer cultura na cidade e se manter em atividade continua a mesma, quiçá mais presente. Entretanto, isso não nos desanima e mais uma vez abrimos as portas para compartilhar com pais, mães, familiares, amigos e comunidade os exercícios cênicos produzidos durante esse semestre e desejamos que o público se delicie. Estão todos convidados”.  

Programação:
05 e 06/07 - Terça e quarta-feira
19h - Xeque-mate – módulo II - adolescentes
Professora/ Diretora/Dramaturgia: Juliana Nazar
  
07 e 08/07 - Quinta e sexta-feira
19h - Origem... de quê?? – módulo I – adolescentes
Professora/ Diretora / Dramaturgia: Juliana Nazar
20h - De onde eu vim? – módulo I – adultos
Professor/ Diretor / Dramaturgia: Cássio Machado

09/07 - Sábado
17h – De onde isso veio?- módulo I – crianças
Professoras/ Diretoras: Juliana Trindade e Katia Lou

19h – Menino ou Menina* – módulo II – adultos - Classificação indicativa: 12 anos
Professor/ Diretor e Dramaturgia: Cássio Machado
20h – Sarau “A hora” – realizado pelos alunos da Oficina de  Montagem (R$5,00 entrada)

10/07 - Domingo
17h – De onde isso veio?- módulo I – crianças
Professoras/ Diretoras: Juliana Trindade e Katia Lou

19h – Menino ou Menina* – módulo II – adultos - Classificação indicativa: 12 anos
Professor/ Diretor e Dramaturgia: Cássio Machado

12/07 e 13/07
19h – Vai uma dose? – módulo II - adultos
 Professor/ Diretor / Dramaturgia: Cássio Machado
  
Serviço:
O quê: “Um banquete para todos” – Apresentações de teatro gratuitas
Quando: De 05 a 13 de julho

Onde: Escola Livre do Grupontapé de Teatro. Rua Tupaciguara, 471. Bairro Aparecida.

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Escola Livre do Grupontapé de Teatro realizará “Um banquete para todos”
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial