quarta-feira, 22 de junho de 2016

A Maior Aula de Natação 2016

A Maior Aula de Natação do Mundo é uma aula que acontece simultaneamente em vários países. A ação vai para a oitava edição e tem o Brasil como parceiro mais uma vez.
O grande objetivo é conscientizar o maior número de pessoas sobre a importância da natação contra o afogamento infantil, pois ele continua a ser a segunda causa de morte acidental em crianças com idades entre 1 e 14 anos. Sendo assim, ensinar as crianças a nadar é uma habilidade imprescindível para prevenção de afogamento junto com outras medidas de segurança na água, que todos podem tomar para ficar seguro dentro e em torno dela. Lembrando que aprender a nadar é um processo e não ocorre em um evento em um único dia.
Em 2010 surgiu nos Estados Unidos um evento que se tornou internacional, com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre os riscos do afogamento infantil, chamado de “The World´s Largest Swimming Lesson” (WLSL). Ele foi criado pelas principais entidades de segurança aquática e treinamento dos EUA e depois recebeu o suporte de outras instituições de outros países com o objetivo de intensificar a luta contra afogamentos de crianças.
A WLSL é uma aula de natação com foco em segurança que ocorre no mesmo dia no mundo inteiro. Dede o começo, mais de 155.000 crianças e adultos participaram nas aulas WLSL gerando mais de meio bilhão de impactos de mídia sobre a importância vital de aprender a nadar. Em 2015 o evento WLSL teve 38.170 participantes de 22 países. O Brasil foi o segundo país em número de participantes com mais de 3329 participantes de 10 estados.
Ademais, o Brasil está em 3°lugar na estatística de onde mais acontecem mortes por afogamentos. A cada 84 minutos um brasileiro morre por afogamento, ou seja 17 pessoas por dia, sendo que dessas 3 são crianças; basta um piscar de olhos para seu filho se afogar; afogamento ocorre com qualquer pessoa até mesmo para os que sabem nadar.
Em piscinas, 5 medidas podem nos proteger,segundo na SOBRASA( Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático):
1- 100% de atenção no seu filho
2- profissional capacitado presente (guarda vidas e/ou profissional de educação física)
3- saber como agir em caso de emergência
4- acesso restrito a área da piscina( piscina com devidos isolamentos)
5- ralos da piscina com tampa anti sucção
Este ano a aula acontecerá no dia 24 de Junho (sexta-feira). Na Academia Golfinho de Ouro, que participa pela quarta vez, acontecerá em quatro horários sendo dois durante a manhã (9:15h e 10:15h) e dois durante a noite(18:15h e 19:15h).
A aula além de trabalhar as habilidades básicas de segurança aquática, promove a conscientização sobre os riscos do afogamento; cuidados básicos que os pais devem ter; a importância de a criança saber nadar, medidas a serem tomadas para evitar possíveis acidentes e afogamentos, dentre outros
 Participação em aulas formais de natação mostrou reduzir o risco de afogamento em até 88% (fonte: Pediatrics &Adolescent Medicine 2009). Nós queremos que todos saibam que Aulas de Natação Salvam Vidas!™ 

Compartilhar

Postagens Relacionadas

A Maior Aula de Natação 2016
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial